sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Entrevista com a escritora Josy Stoque

Oi pessoal! Hoje eu trago pra vocês uma entrevista maravilhosa que eu fiz com a autora Josy Stoque. Escritora de diversos livros de sucesso como a saga Os Qu4tro Elementos.  
  
Espero que gostem do bate papo, aproveitem! 

 

T.S: Primeiramente queria perguntar sobre o início da sua carreira de escritora, como foi, havia alguma expectativa, estava otimista em relação a receptividade da sua obra de estreia?

J.S: A gente sempre fica, não é, porém eu não tinha nenhum conhecimento do mercado. Naquela época, existiam blogs e comunidades no Orkut para divulgar a obra e passei os primeiros anos mais aprendendo sobre meios e formas de divulgação do que realmente sendo lida. Eu tinha contrato com uma editora por demanda, ou seja, eu pagava pelos exemplares que eu vendia online para os leitores e não havia distribuição. Foi um começo complicado, mas que me ensinou muita coisa.

T.S: Algumas de suas obras foram postas no Wattpad, como conheceu a plataforma?

J.S: Como eu sempre estava muito ligada em tudo que surgia online, eu conheci o Wattpad assim que foi lançado no Brasil. Eu já havia escrito 5 livros, mas naquela época eu não tinha coragem de postar inteiros, portanto, foram apenas degustações. Ao mesmo tempo, a Amazon chegou ao Brasil e preferi usar o Wattpad como divulgação e a Amazon como meio de publicação e venda.

T.S:  Como é a sua relação com os leitores, consegue lidar bem com as criticas?

J.S: Muito boa, sou uma autora que atende a todo mundo que me chama no inbox. Eu lido muito bem com críticas, não tenho nenhum problema com elas quando acrescentam algo. Mas não aceito ofensas pessoais. Não sou do tipo que faz barraco, eu ignoro esse tipo de gente que acha que internet é lugar pra falar qualquer coisa sem medir as palavras.


T.S:  A saga sobrenatural Os Qu4tro Elementos, foi indicada ao Prêmio Literário Anual Codex de Ouro 2013 e traduzida para o inglês pela AmazonCrossing, em 2014.  Esperava tanta repercussão em torna da sua obra?


J.S: Na verdade foi somente o volume 1, Marcada a Fogo. Sim, o ano de lançamento foi de muito trabalho. Eu sou publicitária formada e usei meus conhecimentos de marketing digital para ganhar público e fazer parcerias eficientes muito depressa. Essa conquista foi graças aos blogs literários, que me ajudaram a difundir a obra no meio digital e a transformou em best-seller da Amazon quando cancelei meu contrato com a editora por demanda e publiquei de maneira independente a saga toda. O livro entrou na lista dos 10 eBooks mais vendidos da Veja 3 vezes. Sou muito grata aos meus parceiros. Eles são os melhores!

T.S: Alguns de seus romances como a trilogia Puro Êxtase, indicado duas vezes ao Prêmio Identidade Literária (2014/2015) possuem teor erótico, acredita que esse gênero apesar de clássico, esteja crescendo mais após o sucesso 50 tons de cinza?

J.S: Foi depois de 50 Tons de Cinza, mas antes mesmo dele estourar, Gisele Galindo e eu tínhamos escrito Insensatez, que é um new adult, com teor erótico. Foi meu primeiro sucesso nessa linha de literatura. Puro Êxtase veio depois, inspirada no fim do meu próprio casamento e no meu recomeço após essa grande mudança em minha vida. Como nessa trilogia falo sobre relacionamentos e amor-próprio, nada mais natural do que tratar também sobre sexualidade, que faz parte tanto de um quanto de outro. A trilogia erótica, na verdade, trata o tema de maneira bem aberta e franca, prezando pela liberdade de sexual e a busca por aquilo que traz felicidade pessoal a cada um de nós.

T.S:  Qual foi sua sensação ao ver sua carreira estampada na revista Nova Cosmopolitan?

J.S: Quando recebi o convite para dar meu depoimento foi maravilhoso, mas ver o resultado final foi espetacular! A matéria aborda minha carreira como autora de livros eróticos e inclui pequenos depoimentos de autoras mundialmente consagradas, como Christina Lauren e Megan Maxwell, de quem sou muito fã. Foi um orgulho e uma realização estar “junto” delas na revista.

T.S:  Percebi que você já fez parcerias com outras autoras para escrever, qual o principal diferencial de escrever sozinho?

J.S: Em conjunto não existe branco. Quando uma não sabe o que fazer, a outra dá uma dica, uma ideia, uma sugestão e pronto, a coisa simplesmente flui. E rápido. As duas experiências que tenho foram extraordinárias, mas com Mila Wander foi mais especial, porque tivemos uma sintonia absurda, coisa mágica mesmo. Terminamos o livro em dois meses. O outro também funcionou bem, tanto que escrevemos Insensatez em três semanas.

T.S: Se você pudesse citar algum livro que te influenciou em seguir a carreira de escritora, qual seria?   

J.S: Eu sempre escrevi, mas versos, contos, crônicas, textos aleatórios, enfim, pensamentos. Eram para mim. Na adolescência, uma amiga me incentivou a escrever romances. Eu gostei tanto que não parei mais, abandonando, praticamente, outros estilos literários.

Já profissionalmente, comecei a escrever e publicar em 2010, depois de ler Crepúsculo e me identificar com a história da autora, história pessoal, porque eu fui atrás de saber quem ela era e porque escreveu o livro. Foi sua história de sonhos e conquistas que me fez decidir ir atrás dos meus.

T.S: Eu ainda não li nenhuma de suas obras, mas admito ter ficado curioso com a saga “Os Qu4tro Elementos”, se você pudesse me convencer a comprá-los, qual seria seu marketing?

J.S: Pedro, pra começar, o personagem chave da saga tem o seu nome! Kkkkkkkkkkkkk Bem, essa série em quatro livros conta a história de quatro irmãos que foram separados quando crianças e que vivem em cantos diferentes do Brasil. Eles não sabem o que aconteceu, quem sãos seus pais, por que foram abandonados, etc. Seguiram suas vidas. Porém, trinta anos depois, ainda sem respostas, um astrônomo anuncia um alinhamento inédito de todos os planetas da Via Láctea, que desperta estranhos poderes em cada um deles, de forma que os deixam confusos e perdidos. Cada um tem apenas uma pedra preciosa, que lhes atrai, a única coisa desse passado obscuro que possuem. Agora eles precisam descobrir, de qualquer forma quem são e de onde vieram. E, o mais importante, o que fazer com suas novas habilidades.

Cada livro é o despertar de um irmão, até o grande desfecho. E, graças a Deus, tenho recebido MUITOS elogios dessa saga. É diferente, intrigante, tem suspense e romance na medida certa para pessoas que curtem livros de fantasia.

T.S: Me convenceu! 

T.S:  A maioria dos escritores sempre querem passar uma mensagem com suas obras, você pensa dessa forma, se sim, qual mensagens gostaria de transmitir aos leitores?

J.S: Sim, sempre. Minhas mensagens são sempre positivas, por um mundo melhor, por pessoas gentis e educadas. Sobre família, amor e felicidade. Sobre sonhos e conquistas. Sobre recomeços e nunca desistir. Sobre consciência moral e política; cultura e conhecimento; e diversão e liberdade.

T.S:  Pra finalizar, tem alguma notícia para seus leitores, o que podemos esperar de novidade?

J.S: Sempre. Eu nunca paro de escrever. Tenho muitas ideias.

Eu Nunca, escrito com Mila Wander, vai ficar na plataforma do Wattpad até o dia 29 de fevereiro, depois será retirado. Aproveitem! O romance erótico e divertido já está inteiro na Amazon para quem quiser ter Joseph e Pauline para Sempre.

Não Sonhe com o Amanhã, meu último romance erótico policial publicado na plataforma foi retirado porque a Qualis comprou os direitos e vai relançar, ainda este ano, em formato físico e digital. Estou ansiosa para ter Pam e Cas em mãos.

Ainda este ano, assim que eu concluir minhas férias e voltar a escrever, postarei no Wattpad um romance novo, de época (não muito antigo, é século XX, década de 40, período histórico de grandes mudanças no mundo), mas também com uma pegada erótica. Espero que curtam. Me sigam lá para não perder as atualizações.



Muito obrigada pela oportunidade de falar sobre minha carreira. Beijos.


Bom pessoal, por hoje foi isso. Agradeço a Josy Stoque por ter me cedido essa entrevista em meio a correria do dia-a-dia. E também a vocês que leram essa entrevista.




6 comentários:

Vlog

Meu Instagram